quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TERREMOTOS EM 2010 - HAITI - 12 DE JANEIRO

Um forte tremor de magnitude 7 atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.



Somente em Porto Príncipe, capital do país, vivem cerca de 2 milhões de pessoas. Vários testemunhos de jornalistas e outras pessoas no local relatam que vários prédios desabaram e que pode haver até milhares de vítimas. Mesmo sem confirmação formal, fala-se em desabamento de hospital, igreja, sede local da ONU e do palácio presidencial.


Segundo familiares de brasileiros em ação no país, os militares estão bem. O governo brasileiro se solidarizou e disse que os militares estão ajudando nos resgates.


Segundo testemunhas ouvidas pela agência France Presse, o centro de Porto Príncipe ficou completamente destruído, e o terremoto foi uma verdadeira catástrofe. Segundo um médico local, há muitos mortos.


Destruição


Segundo um correspondente da agência France Presse, que confirmou o desabamento de um prédio em Petionville, o tremor durou mais de um minuto, e um trator foi levado ao local do desabamento para ajudar no resgate de possíveis vítimas.


Segundo um representante do governo norte-americano que está no Haiti, várias casas ficaram danificadas pelo tremor. "Todo mundo está totalmente assustado", disse Henry Bahn, do Departamento de Agricultura dos EUA à Associated Press. "O céu está todo cinza de poeira." Segundo ele, na hora do tremor foi possível ouvir várias pessoas gritando. Ele disse que as ruas estão tomadas de escombros. "Estão cheias de paredes que caíram, destroços e arame", disse.


Um funcionário local para o programa norte-americano Food for the Poor informou ter visto a queda de um prédio de cinco andares em Porto Príncipe, disse à Reuters a porta-voz do grupo, Kathy Skipper.


Outra funcionária do grupo disse haver mais casas destruídas do que erguidas na rua Delmas, uma importante avenida da cidade.


Moradores em pânico tentavam desesperadamente resgatar pessoas sob os escombros ou buscavam por parentes desaparecidos. "As pessoas estão gritando 'Jesus, Jesus' e correndo em todas as direções", disse o repórter da Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário