sábado, 7 de agosto de 2010

ÚLTIMAS TECNOLOGIAS NA CORREÇÃO DOS DEFEITOS DA VISÃO

Cirurgia Refrativa Personalizada

O Instituto Panamericano da Visão dispõe de um sistema de última geração para correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia:


• Sistema diagnóstico multi-dimensional que mede a elevação e curvatura das faces anterior e posterior da córnea, além da medida da espessura total da córnea - paquimetria.


• Utiliza tecnologia de frente de onda para identificar as aberrações em todo o sistema óptico. Em combinação com os dados do Orbscan, fornece a solução personalizada para correção dos defeitos visuais.


• Excimer laser com avançada tecnologia de scanning e flying spot e rastreamento do olho (eye tracker), que combina segurança e previsibilidade na correção personalizada.

• Microcératomo que incorpora significativos avanços para confecção do retalho corneano.

ENTREVISTA COM UM ESPECIALISTA EM CIRURGIA DE CORREÇÃO

A Correção dos Defeitos da Visão Para ter uma visão normal, um grande número de pessoas necessita do uso de óculos ou de lentes de contato. Esta é a forma habitual de compensar os defeitos da visão ou ametropias, que incluem a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. Muitas, entretanto, em decorrência da profissão ou do tipo de trabalho que realizam, necessitam de uma visão de qualidade sem a utilização de óculos ou de lentes de contato. Nos portadores de grau alto ou nos casos em que existe uma grande diferença de grau entre os dois olhos, os óculos podem não proporcionar uma visão satisfatória. O uso de lentes de contato como alternativa para correção da visão também tem limitações. Muitas pessoas têm pequena tolerância ao uso de lentes de contato. Além disso, os óculos e as lentes de contato não têm efeito curativo, ou seja, o seu uso não leva ao desaparecimento ou à diminuição da ametropia. As situações anteriormente descritas, somadas às vantagens estéticas, têm estimulado o desenvolvimento de diversas técnicas para correção das ametropias.



O Excimer Laser é o mais novo e eficiente avanço alcançado. A miopia, o astigmatismo e a hipermetropia podem ser corrigidos com a aplicação do laser, com grande precisão. O Excimer Laser não corrige a presbiopia, ou vista cansada. Um laser é um equipamento capaz de produzir um feixe de luz intenso, que pode ser focalizado em uma pequena área. O Excimer Laser utiliza a mistura dos gases Argônio e Flúor para produzir um feixe invisível de luz ultravioleta. Esta luz, de pequeno comprimento de onda e alta energia, aplicada sobre uma pequena área da córnea, é capaz de romper as ligações entre as moléculas, num processo conhecido como fotoablação. O resultado é uma precisa e segura remoção de tecido, em escala microscópica, controlada por computador.


Excimer Laser na correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia Desenvolvido nos anos 80, o Excimer Laser vem sendo utilizado desde 1990. A aplicação do laser em uma área central da córnea altera sua curvatura, corrigindo o grau existente: miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Diversas inovações tecnológicas foram incorporadas ao Excimer Laser nos últimos anos. A forma com que o laser é aplicado sobre a córnea (flying spot) e o dispositivo que faz com que a mira do laser acompanhe os movimentos do olho (eye-tracker), contribuíram sobremaneira para maior segurança na aplicação do laser e melhora dos resultados cirúrgicos. O desenvolvimento recente de equipamentos como o Orbscan e o Aberrometro, representou também um grande avanço na cirurgia refrativa, permitindo a identificação e avaliação das alterações das superfícies da córnea e do sistema óptico do olho. O tratamento pode ser planejado de forma individualizada e personalizado, com melhora significativa do resultado visual.


Quem pode se submeter ao tratamento? A correção da miopia, astigmatismo ou hipermetropia pelo Excimer Laser deve ser programada e discutida com o oftalmologista. Para se submeter ao tratamento, é importante que o grau esteja estável.


Qual a idade ideal? Geralmente, a idade mínima recomendada é 20 anos. Esta é a idade em que o grau tende a se estabilizar para a maioria das pessoas. Não há limite de idade para se submeter à correção. Após os 40 anos, entretanto, a correção da miopia melhora a visão para distância, mas pode haver a necessidade do uso de óculos para perto.


Quais exames são necessários? É necessário um exame oftalmológico prévio, complementado por uma avaliação mais detalhada da córnea, afastando eventuais alterações que possam comprometer ou contra indicar o tratamento.

Como é o tratamento? O procedimento é realizado em caráter ambulatorial, não havendo necessidade de internação. O paciente permanece acordado durante todo o tempo. O olho é anestesiado com colírio. Não se faz uso de injeções. Não há dor, mas apenas um pequeno desconforto ou sensação de pressão sobre o olho. As pálpebras são imobilizadas com um pequeno dispositivo para manter o olho aberto. Na técnica denominada PRK, o epitélio, que é a camada mais superficial da córnea, é removido para que o laser seja aplicado. Após a aplicação do laser, uma lente de contato é colocada sobre a córnea para proteger a área tratada. Não há necessidade de cobrir o olho com curativo. Numa outra forma de tratamento com o Excimer Laser, chamada de LASIK, a remoção do epitélio é substituída pela delaminação da córnea, através da utilização do microceratomo, um instrumento microcirurgico, automático. O laser é aplicado e, a seguir, o disco corneano é colocado de volta. Para proteção, uma concha de acrílico é colocada sobre o olho. A opção por uma das técnicas- PRK ou LASIK - é feita pelo cirurgião, após a análise dos vários fatores envolvidos.


Como é o pós-operatório imediato? Pode haver algum desconforto após o procedimento. A utilização de colírios anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos geralmente assegura um pós operatório confortável. Nas primeiras 24 horas é recomendável permanecer em casa, em repouso, inclusive visual: não ler, não assistir TV, etc. Outros cuidados devem ser seguidos, como não esfregar ou coçar os olhos, não deixar que produtos de banho ou maquiagem caiam no olho, evitar contato com água de piscina ou mar, evitar exposição prolongada ao sol.


Em quanto tempo se dá a melhora da visão? A recuperação da visão geralmente é mais rápida com LASIK. Quando a técnica utilizada é a PRK, a melhora da visão é notada 2 a 3 dias após a cirurgia, logo após a retirada das lentes de contato de proteção. Alguns meses são necessários para a estabilização da visão.

Quais são os riscos e complicações? PRK e LASIK, como qualquer cirurgia, têm riscos que devem ser cuidadosamente avaliados. A maior parte das complicações pode ser tratada, sem prejuízo da visão. Em alguns casos, felizmente raros, a visão após a cirurgia pode não ser tão boa quanto era antes, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato. A cirurgia pode, em alguns casos, resultar em hipo ou hipercorreção. O uso de óculos ou lentes de contato, ou mesmo uma nova cirurgia, corrigem estes problemas na maior parte dos casos. Alguns pacientes podem apresentar: - Sensibilidade à luz; - Percepção de halos em torno das luzes; - Sensação de olho seco; Estes sintomas geralmente diminuem nos primeiros meses, mas podem persistir por um período mais longo. Complicações como perda da melhor acuidade visual corrigida e infecção são raras. Estudos estatísticos mostram que, utilizando-se os equipamentos de laser de última geração, mais de 90% das pessoas operadas são capazes de desenvolver todas ou quase todas suas atividades, sem necessidade de uso de óculos ou lentes de contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário